Uma comparação "objectosubjectiva" (II): PIOR RENDIMENTO, MELHORES PERSPECTIVAS

Vimos, no "post" anterior, que o rendimento da equipa, através dos critérios que definimos, é inferior ao da época anterior. Com efeito, face aos mesmos adversários, temos menos 6 pontos (a pior performance da Liga). Significa isso que a nossa situação é dramática? Não necessariamente, como veremos a seguir.
.
Na verdade, se considerarmos a classificação virtual do ano anterior, os dois despromovidos (Rio Ave e V. Guimarães) teriam feito apenas 25 e 24 pontos, respectivamente. Logo, 26 ou 27 seriam suficientes para garantir a permanência.
.
Há, ainda, um dado importante: na época passada, o facto de descerem quatro clubes levou a maioria a procurar apetrechar-se melhor, de forma a manter-se na Liga principal. Esta época, como a despromoção atingirá apenas dois emblemas, passou-se o contrário.
.
Comparando a classificação actual com a da temporada transacta, verificamos que os três "grandes" estão mais fortes, o que se traduz na perda de menos pontos. Logo, as equipas mais fracas tenderão a obter uma menor pontuação. Isso é visível no facto de os dois últimos (curiosamente, os dois promovidos Beira Mar e Aves) terem menos três pontos que os dois despromovidos da época passada face aos mesmos adversários.
.
Daí que, se aveirenses e avenses obtivessem, a partir daqui, os mesmos resultados que vimaranenses e vilacondenses, não ultrapassariam, respectivamente, 21 e 22 pontos. Nesse caso, mesmo que a Briosa apenas fizesse mais nove pontos, asseguraria a manutenção.
.
Sabemos que, na 2ª volta, as equipas que lutam para fugir à despromoção, procuram reforçar-se e acabam por conseguir melhores resultados. Por isso, e porque não convem facilitar, julgo que 25-26 pontos será a meta que a Académica terá de alcançar para se livrar de quaisquer apuros. Daí entender que os 6 pontos de défice em relação à temporada anterior (que podem passar a 7, se perdermos com o Benfica, com quem empatámos a zero no ano passado) não são tão dramáticos como pode parecer à primeira vista.
.
Vejamos, agora, as perspectivas para os jogos da 2ª volta, comparando-os com a época passada, cujo resultado colocarei entre parêntesis.
- Académica - V. Setúbal (0-1). Uma boa oportunidade de recuperar três pontos e diminuir o diferencial face à última temporada. Obrigatório ganhar.
- Naval - Académica (0-1). Uma vitória difícil de defender, face a uma Naval muito melhor que no ano passado. Apesar de tudo, dadas as características de derby regional, é um jogo de tripla.
- Belenenses - Académica (0-0). Não será fácil mas parece perfeitamente possível, no mínimo, repetir a igualdade.
- Académica - Boavista (0-2). Uma boa hipótese de recuperar pontos, embora os "axadrezados" pareçam estar em subida de "forma".
- Nacional - Académica (2-2). As mesmas considerações que fizémos para o jogo do Restelo. Na Choupana, voltar a empatar não seria mau.
- Académica - Paços de Ferreira (3-0). Um encontro onde é fundamental repetir o triunfo do ano passado.
- Aves - Académica (1-4 no Rio Ave - Académica). Uma oportunidade de consolidarmos a nossa posição, se repetirmos na Vila das Aves a vitória de Vila do Conde. Mas não será fácil, ao contrário do que possa parecer.
- Académica - U. Leiria (1-3). Poderá ser uma boa oportunidade de recuperar os três pontos que perdemos na cidade do Liz, invertendo a realidade dos últimos anos de ganhar "fora" e perder em "casa" nos derbies com os leirienses.
- Estrela da Amadora - Académica (3-2). Uma boa hipótese de vingar a dramática e amarga derrota da época passada, apesar das dificuldades que sempre sentimos na Reboleira.
- Académica - F.C.Porto (0-1). Não será nada fácil recuperar pontos aqui. Mas tudo dependerá muito da situação dos "dragões" nas competições nacionais e internacionais.
- Beira Mar - Académica (1-1 no V.Guimarães - Académica). Mais um derby regional, neste caso com fortes tradições. À partida, parece possível repetir, pelo menos, o empate de Guimarães.
- Académica - Braga (0-3). Não será fácil, mas talvez se possa fazer melhor que o ano anterior perante um conjunto bracarense cheio de ambição mas algo irregular.
- Marítimo - Académica (2-2). O mesmo que dissémos acerca do jogo com o Nacional: a igualdade seria um bom resultado.
- Académica - Sporting (0-3). Esperemos não chegar aqui obrigados a fazer melhor que na época transacta. As nossas hipóteses poderão, contudo, aumentar se a situação classificativa dos "leões" já estiver definida.
- Benfica - Académica (3-0). Aplicam-se as mesmas considerações que fizémos para o jogo com o rival lisboeta, com a agravante de jogarmos no terreno das "águias".
Como referi anteriormente, este exercício vale o que vale. Não apenas porque desconhecemos as circunstâncias em que decorrerão os jogos, mas também porque os reforços de Inverno poderão modificar alguns dados da equação. Mas permite também que todos possamos perspectivar o futuro da equipa à luz do seu passado recente e da comparação com o seu desempenho em 2005/2006.
Em conclusão: até agora, o rendimento da Briosa tem sido inferior ao da época passada (o que se compreende, dada a necessidade que Manuel Machado teve de entrosar, num curto espaço de tempo, um grupo onde entraram 16 novos elementos) mas as perspectivas são melhores (pois a Liga aparenta ser menos exigente que em anos anteriores).




| << Voltar ao Inicio