Definir como HomePage   Contador de Visitas   RSS do Blog






  - Sexta-feira, Dezembro 26, 2008

Académica de extremos no meio da tabela

Ao fim de 12 jornadas na Liga, a Académica ocupa o meio da tabela sendo 9ª classificada na Liga. Uma classificação bem melhor que nos anos anteriores, mas que ainda assim está apenas 3 pontos acima da linha de água. No entanto, avaliando a tabela em duas metades (jogos em casa e fora de casa), a Académica mostra uma realidade bem distinta.

.


Enquanto que a jogar no Estádio Cidade de Coimbra os "estudantes" registam um fantástico 5º lugar, com apenas uma derrota e 11 pontos em 18 possíveis, fora de casa o registo é completamente o oposto. A equipa de Domingos Paciência soma apenas 2 pontos, fruto dos empates sem golos na Trofa e em Alvalade. O ponto conquistado no último jogo com o Sporting tirou a Briosa do último lugar da Liga no campeonato "fora de casa", ficando agora em igualdade pontual com P.Ferreira, Naval, V.Setúbal, Rio Ave e Belenenses. Um dado que sem dúvida preocupa, um vez que a Académica, a jogar fora de portas, sofreu seis golos e ainda só conseguiu marcar um golo, no Estádio do Dragão.
.
A crise no sector ofensivo é grande e deverá levar a direcção da Académica ao mercado de transferências de modo a cumprir esta lacuna. Falta um "homem golo" e talvez ainda mais importante, um organizador de jogo. Para a frente de ataque, Domingos tem contado com Garcés e Éder, e embora o primeiro mostre ser dotado tecnicamente, tem faltado apoio ao panamiano para que possa fazer mais do que um único golo que até agora marcou no campeonato. Já Éder é um jovem de valor inegável, mas será errado esperar que seja uma referência na área. Hoje o jornal O Jogo, refere hoje que Domingos está de olho em Tomané - avançado do Tourizense que já marcou 7 golos em 5 jogos.
.
Para a posição de nº10, o problema deverá ser mais complicado de resolver. Estando os adeptos nos últimos anos habituados a jogadores como Hugo Leal, Filipe Teixeira, Dame ou Ousame N'Doye não será fácil encontrar um atleta ao nível destes. Já foi noticiado que Portugal é o mercado prioritário e a companhia para Tiero e Carlos Aguiar deverá chegar em breve.
.
Académica em 3º lugar no prémio fair-play
.
Ao fim de 12 jornadas, V.Setúbal lidera o prémio fair-play na Liga Sagres, ficando a Briosa no 3º lugar. Um prémio recomendado pela UEFA e que está previsto no regulamento de competições da Liga, com o intuito de promover o comportamento desportivo de todos os intervenientes no jogo. A pontuação é atribuída pelos delegados da Liga e resulta de vários critérios, como a atitude positiva das equipas na procura do golo e o comportamento correcto, dentro e fora do campo, em relação aos adversários bem como a outros agentes. .
.


1º V.Setúbal: 16,000
2º Marítimo: 15,750
3º Académica: 15,708
4º Sporting: 15,479
5º Naval: 15,458
6º Trofense: 15,417
7º Nacional: 15,271
7º Sp. Braga: 15,271
9º F.C. Porto: 15,229
10º E. Amadora: 15,104
11º Leixões: 14,917
12º P. Ferreira: 14,708
13º Rio Ave: 14,604
14º V. Guimarães: 14,438
15º Belenenses: 14,250
16º Benfica: 14,125

| << Voltar ao Inicio